Evento, que há 13 anos não era realizado na cidade, volta em grande estilo
(SECOM) - O município de Nova Friburgo vai sediar, nos próximos dias 21 e 22, a abertura do Campeonato Carioca 2009 de Motocross. Depois de 13 anos de espera, a Federação de Motociclismo do Estado do Rio de Janeiro (Femerj), com o apoio da Prefeitura Municipal, através da Secretaria de Esportes, retorna à cidade, trazendo pela primeira vez na região a 1ª etapa do Campeonato Carioca da modalidade, que terá cerca de oito provas. O evento promete a mesma estrutura do Brasileirão de Motocross, com 20 mil pessoas, que trocarão um quilo de alimento não perecível (a ser encaminhado à Secretaria de Promoção Social) pelo ingresso.
“A cidade de Nova Friburgo, localizada no Centro-Norte do estado do Rio de Janeiro, tem como destaque o clima ameno e um ótimo visual por suas belezas naturais. Além de ser bonito e aconchegante, o município é berço de nomes importantes para o motocross carioca”, elogiou Melina Guelman, diretora geral da Femerj.
Confirmando o que Melina disse, dos 300 pilotos de todo o estado que participarão da etapa, seis são friburguenses. Filipe Sorrentino, Maicon Morgado, Matheus Corguinha, Victor Monnerat, Bruno Monnerat e Valter Tardim, da equipe Cabriteam, vão brigar de igual para igual pelas primeiras posições do pódio.
“Estamos utilizando o espaço que fica próximo à nova pista para treinar os atletas. Temos pilotos de qualidade que já conquistaram títulos em etapas disputadas em diversos estados brasileiros. Há muito tempo a cidade estava parada e o esporte abandonado. Com muito trabalho estamos conseguindo reviver os bons tempos”, comemorou Francisco Eduardo Mastrângelo, o Cabritinha, um dos idealizadores do projeto que trouxe o Campeonato de Motocross de volta à cidade.
O Cabriteam conta com campeões de diversas categorias, como Maicon Morgado, que, com apenas 19 anos, já faturou três torneios nacionais. “Fora daqui as pessoas me pedem autógrafo, eu sou reconhecido. Em Nova Friburgo ninguém sabe quem sou. Tenho certeza de que agora, com o governo Heródoto, nosso esporte vai voltar a ser referência para os jovens. O projeto dessa pista de esportes radicais é excelente e, por isso, estamos treinando forte para a etapa do próximo dia 21”, disse o tricampeão de motocross.
Pista recebe últimos retoques e Barródromo servirá a várias modalidades
Com 1.200 metros de extensão e 14 rampas para saltos, a pista construída ao lado do mercado da Ceasa, em Conquista (rodovia Friburgo-Teresópolis), já ganhou elogios de especialistas e pilotos. O consultor de pistas da Confederação Brasileira de Motociclismo (CBM), Paulo Caramez, está no local desde a última sexta-feira, 13, coordenando a montagem dos obstáculos e da infraestrutura do circuito. Ele garante que o barródromo friburguense estará habilitado a receber etapas de campeonatos disputados em qualquer país da América Latina.
“As condições de construção e estruturação do local são fantásticas. Todo o maquinário da Prefeitura Municipal utilizado aqui (são cinco retroescavadeiras, dois tratores, um rolo-compressor e 11 caminhões) vai possibilitar um circuito de qualidade ímpar no Brasil. Se todos os governos das cidades em que passamos nos dessem tanto apoio quanto a administração pública de Nova Friburgo está proporcionando, seríamos as pessoas mais felizes do mundo”, elogiou o consultor da CBM.
O secretário de Obras e Serviços Públicos da Prefeitura, Hélio Gonçalves Corrêa, mobilizou 30 homens para a finalização da pista, que irá receber dez mil caminhões de terra na construção de rampas e obstáculos, além da estruturação do local onde serão instaladas, pela federação de motociclismo, as arquibancadas e camarotes.
Polo turístico, esportivo e cultural
O prefeito Heródoto Bento de Mello visitou o local no fim de semana, acompanhado de parte do secretariado, e conferiu de perto a formação da maior rampa do circuito, com cinco metros de altura,que exigiu cerca de 120 caminhões de terra para ser construída.
Frank James Fernandes, secretário de Esportes, que também supervisiona pessoalmente os trabalhos de construção da pista, orgulha-se de fazer da cidade referência esportiva para equipes como Honda e Suzuki, que já confirmaram presença no evento.
O evento, que terá a transmissão da ESPN-Brasil, deve voltar à cidade em outubro, para a etapa nacional do Campeonato de Motocross.
Fonte: A Voz da Serra
Nenhum comentário:
Postar um comentário