segunda-feira, 27 de abril de 2009

Motociclistas fazem protesto em Minas Gerais contra projeto que proíbe motos em corredores na Bahia

O Projeto de Lei do deputado baiano Marcelo Guimarães Filho que proíbe as motocicletas de trafegarem entre os veículos nos chamados corredores será alvo de protestos, neste fim de semana, em Leopoldina, na Zona da Mata Mineira, onde será realizado o Sexto Encontro Nacional de Motociclistas.

Segundo o presidente da Associação dos Motociclistas do Estado do Rio (Amo-RJ), Aloisio Braz, o motociclismo é o segmento que mais movimenta o turismo regional, fora da alta temporada, em todo o Brasil.

"O moto-turismo será prejudicado porque as pessoas serão desestimuladas a comprar motocicletas, que leva vantagem sobre o carro por sua versatilidade, menor emissão de gases e por ocupar espaço menor nas vias públicas. Os mais prejudicados, contudo, serão os motoboys, que usam a motocicleta para sobreviver" - previu Braz.

Leopoldina, a 230km do Rio, é a única cidade brasileira que tem um portal dedicado ao motociclismo. O Encontro, que começa nesta sexta-feira, terá várias atrações, entre as quais seis shows de rock. A banda Faixa Etária faz o show principal na noite de sábado.

O projeto do deputado baiano foi aprovado em caráter conclusivo pela Comissão de Constituição e Justiça e Cidadania (CCJ) da Câmara Federal e seguiria para análise do Senado Federal e, depois para a sansão do presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva, se não fosse barrado por um recurso de um grupo de deputados.

Agora temos que aguardar a apreciação do recurso. Jamais foi constatado ser causa relevante para o envolvimento dos motociclistas em ocorrências de trânsito a passagem entre os veículos, denominada "corredor". Assim, perguntamos em quais estatísticas se baseou este projeto? - indagou o presidente da Associação Brasileira de Motociclistas (Abram), Lucas Pimentel.

Fonte: O Globo Online

Nenhum comentário: