quinta-feira, 29 de julho de 2010

Descaso com as rodovias

Em entrevista para uma rede de televisão de Belo Horizonte (MG) nesta quarta-feira (28), o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, acusou o governo Lula de ter loteado entre políticos cargos no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e de ter investido apenas um terço do dinheiro arrecadado com o Cide (imposto cobrado do setor de combustíveis) no setor de transporte.

"Nos últimos oito anos foram arrecadados R$ 65 bilhões por meio do Cide. Sabe quanto o governo gastou disso? Apenas um terço. De cada dez estradas federais, oito não tem condição de operar. Tá cheio de estrada da morte por todo lugar" - afirmou o tucano.

"Outro problema que tem é o Dnit, que é totalmente loteado entre políticos. Então a prioridade deixa de ser o interesse nacional, público, e passa a ser interesse político daqui ou dali" - acrescentou.

O Globo

Fatos

. As más condições das estradas geram perda de R$ 3,5 bilhões por ano, devido aos custos maiores de logística e transporte.

. Dos 61,8 mil quilômetros de estradas federais, 19% são consideradas ruins ou péssimas.

. O custo operacional do transporte nas rodovias federais é cerca de 41% mais caro que nas rodovias estaduais (como as de São Paulo).

. Rodovias ruins fazem com que veículos consumam mais combustível com acelerações e frenagens não eficientes, o que provoca uma maior emissão de poluentes.

. Até agosto 2009, passados 31 meses desde o lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), somente 52 km das obras rodoviárias previstas foram concluídas.

Instituto Teotônio Vilela de outubro/ 2009

Para fazer Guia Quatro Rodas Estradas 2009, a equipe de repórteres do percorreu cerca de 250 mil quilômetros de estradas pelo país. Com a informação na mão, foi fácil montar o ranking das 10 piores. Saíram a BR-452 de Itumbiara a Rio Verde (GO) e a BR-364 de Alto Araguaia a Rondonópolis (MT), ambas na região Centro-Oeste.


1ª) PI-140 – Floriano-divisa PI/BA (PI) – O sul do Piauí está praticamente sem ligação terrestre. São 325 quilômetros de buraqueira, isolando o Parque Nacional da Serra da Capivara, uma das principais atrações turísticas e culturais do país.

2ª) BR-235 – Trevo de Pau-a-Pique-Remanso-divisa BA/PI (BA) – Fica do outro lado do Rio São Francisco, onde parece que a estrada foi esquecida junto com os lugares por onde passa.

3ª) BR-349 – Bom Jesus da Lapa-Santa Maria da Vitória (BA) – Antes de pegar essa estrada, passe na Gruta do Santuário em Bom Jesus e reze bastante pra São Cristóvão protegê-lo.

4ª) BA-052 – Xique-Xique-trevo de Tapiramutá (BA) – Deve ser por isso que o preço do feijão está salgado. Os caminhões que transportam o alimento se arrebentam nos 250 quilômetros de buracos, encarecendo muito o frete.

5ª) BR-174 – Presidente Figueiredo-Caracaraí (AM/RR) – Com mais de 500 quilômetros de buraco, é a mais extensa rodovia precária do país. Não pare dentro da reserva indígena, Waimiri-Atroari, onde o tráfego é liberado apenas entre 6h e 18h.

6ª) BR-267 – Bataguassu-Nova Alvorada do Sul (MS) – São mais de 200 quilômetros de buracos, praticamente desertos e pouquíssimos postos de combustível.

7ª) BR-020 – Tauá-divisa CE/PI (CE) – Outro trecho precaríssimo histórico, com 90 quilômetros esburacados há décadas. E pior: posto de combustível ou borracheiro só ser for miragem. Em uma das crateras, nosso repórter entortou a roda e perdeu a calota.

8ª) BR-354 – Patos de Minas-trevo da BR-262 (MG) – Os caminhões carregados de milho que partem de Patos se arrebentam nos 130 km de buraqueira.

9ª) BR-230 – Carolina-Riachão (MA) – Com ironia, os nativos dizem que a estrada tem só um buraco, de 104 km de comprimento, desde Carolina até Richão. É um daqueles trechos precários históricos, que mal acabam de consertar os buracos reaparecem.

10ª) PA-150 - Eldorado dos Carajás-Sapucaia e Rio Marias-trevo de Floresta do Araguaia (PA) - Atravessar o sul do Pará é um desafio crônico a qualquer motorista. Estradas esburacadas e perigo de asssalto são ameaças constantes.

As piores estradas do Brasil (2009/2010)

Após anos liderando o ranking das piores, o trecho da BR-452 entre Itumbiara e Rio Verde (GO) foi “reformado” e chegou a sair da lista. Bastaram dois meses e começaram os alertas de que a estrada estava novamente esburacada. No atual ranking (Guia Quatro Rodas 2009 / 2010), a BR-452 volta a ocupar o primeiro posto. Quem andava afastada da lista, mas retorna com um nada honroso 3º lugar é a BR-116 no trecho cearense. São 400 km de buracos. Quem deixou o ranking após obras que esperamos sejam duradouras foi a BR-267 entre Bataguassu e Nova Alvorada do Sul (MS).

A lista completa:

1º BR-452: Itumbiara-Rio Verde
2º PI-140: Floriano-divisa PI/BA
3º BR-116: Pacajus-divisa CE/PE
4º BR-235: Trevo de Pau-a-Pique-Remanso-divisa BA/PI
5º BA-052: Xique-Xique-Trevo de Tapiramutá
6º BR-174: Presidente Figueiredo-Caracaraí
7º BR-349: Sta. Maria da Vitória-Bom Jesus da Lapa
8º BR-030/BA-262: Caetité-Brumado-Vitória da Conquista
9º BR-230: Carolina-Balsas
10º BR-265: Trevo da BR-383-Lavras-S. Sebastião da Vitória

Só complementando: foram classificadas apenas as estradas pavimentadas, logo, Cuiabá-Santarém, Transamazônica, Porto Velho-Manaus ficam de fora.

Quem disser que as estradas do Brasil estão boas é porque de fato ainda não viajou pelas estradas do Brasil! Motociclistas conhecem essa realidade!

Um comentário:

fanghuavalis disse...

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