Em entrevista para uma rede de televisão de Belo Horizonte (MG) nesta quarta-feira (28), o candidato do PSDB à Presidência, José Serra, acusou o governo Lula de ter loteado entre políticos cargos no Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit) e de ter investido apenas um terço do dinheiro arrecadado com o Cide (imposto cobrado do setor de combustíveis) no setor de transporte.
"Nos últimos oito anos foram arrecadados R$ 65 bilhões por meio do Cide. Sabe quanto o governo gastou disso? Apenas um terço. De cada dez estradas federais, oito não tem condição de operar. Tá cheio de estrada da morte por todo lugar" - afirmou o tucano.
"Outro problema que tem é o Dnit, que é totalmente loteado entre políticos. Então a prioridade deixa de ser o interesse nacional, público, e passa a ser interesse político daqui ou dali" - acrescentou.
O Globo
Fatos
. As más condições das estradas geram perda de R$ 3,5 bilhões por ano, devido aos custos maiores de logística e transporte.
. Dos 61,8 mil quilômetros de estradas federais, 19% são consideradas ruins ou péssimas.
. O custo operacional do transporte nas rodovias federais é cerca de 41% mais caro que nas rodovias estaduais (como as de São Paulo).
. Rodovias ruins fazem com que veículos consumam mais combustível com acelerações e frenagens não eficientes, o que provoca uma maior emissão de poluentes.
. Até agosto 2009, passados 31 meses desde o lançamento do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC), somente 52 km das obras rodoviárias previstas foram concluídas.
Instituto Teotônio Vilela de outubro/ 2009
Para fazer Guia Quatro Rodas Estradas 2009, a equipe de repórteres do percorreu cerca de 250 mil quilômetros de estradas pelo país. Com a informação na mão, foi fácil montar o ranking das 10 piores. Saíram a BR-452 de Itumbiara a Rio Verde (GO) e a BR-364 de Alto Araguaia a Rondonópolis (MT), ambas na região Centro-Oeste.
1ª) PI-140 – Floriano-divisa PI/BA (PI) – O sul do Piauí está praticamente sem ligação terrestre. São 325 quilômetros de buraqueira, isolando o Parque Nacional da Serra da Capivara, uma das principais atrações turísticas e culturais do país.
2ª) BR-235 – Trevo de Pau-a-Pique-Remanso-divisa BA/PI (BA) – Fica do outro lado do Rio São Francisco, onde parece que a estrada foi esquecida junto com os lugares por onde passa.
3ª) BR-349 – Bom Jesus da Lapa-Santa Maria da Vitória (BA) – Antes de pegar essa estrada, passe na Gruta do Santuário em Bom Jesus e reze bastante pra São Cristóvão protegê-lo.
4ª) BA-052 – Xique-Xique-trevo de Tapiramutá (BA) – Deve ser por isso que o preço do feijão está salgado. Os caminhões que transportam o alimento se arrebentam nos 250 quilômetros de buracos, encarecendo muito o frete.
5ª) BR-174 – Presidente Figueiredo-Caracaraí (AM/RR) – Com mais de 500 quilômetros de buraco, é a mais extensa rodovia precária do país. Não pare dentro da reserva indígena, Waimiri-Atroari, onde o tráfego é liberado apenas entre 6h e 18h.
6ª) BR-267 – Bataguassu-Nova Alvorada do Sul (MS) – São mais de 200 quilômetros de buracos, praticamente desertos e pouquíssimos postos de combustível.
7ª) BR-020 – Tauá-divisa CE/PI (CE) – Outro trecho precaríssimo histórico, com 90 quilômetros esburacados há décadas. E pior: posto de combustível ou borracheiro só ser for miragem. Em uma das crateras, nosso repórter entortou a roda e perdeu a calota.
8ª) BR-354 – Patos de Minas-trevo da BR-262 (MG) – Os caminhões carregados de milho que partem de Patos se arrebentam nos 130 km de buraqueira.
9ª) BR-230 – Carolina-Riachão (MA) – Com ironia, os nativos dizem que a estrada tem só um buraco, de 104 km de comprimento, desde Carolina até Richão. É um daqueles trechos precários históricos, que mal acabam de consertar os buracos reaparecem.
10ª) PA-150 - Eldorado dos Carajás-Sapucaia e Rio Marias-trevo de Floresta do Araguaia (PA) - Atravessar o sul do Pará é um desafio crônico a qualquer motorista. Estradas esburacadas e perigo de asssalto são ameaças constantes.
As piores estradas do Brasil (2009/2010)
Após anos liderando o ranking das piores, o trecho da BR-452 entre Itumbiara e Rio Verde (GO) foi “reformado” e chegou a sair da lista. Bastaram dois meses e começaram os alertas de que a estrada estava novamente esburacada. No atual ranking (Guia Quatro Rodas 2009 / 2010), a BR-452 volta a ocupar o primeiro posto. Quem andava afastada da lista, mas retorna com um nada honroso 3º lugar é a BR-116 no trecho cearense. São 400 km de buracos. Quem deixou o ranking após obras que esperamos sejam duradouras foi a BR-267 entre Bataguassu e Nova Alvorada do Sul (MS).
A lista completa:
1º BR-452: Itumbiara-Rio Verde
2º PI-140: Floriano-divisa PI/BA
3º BR-116: Pacajus-divisa CE/PE
4º BR-235: Trevo de Pau-a-Pique-Remanso-divisa BA/PI
5º BA-052: Xique-Xique-Trevo de Tapiramutá
6º BR-174: Presidente Figueiredo-Caracaraí
7º BR-349: Sta. Maria da Vitória-Bom Jesus da Lapa
8º BR-030/BA-262: Caetité-Brumado-Vitória da Conquista
9º BR-230: Carolina-Balsas
10º BR-265: Trevo da BR-383-Lavras-S. Sebastião da Vitória
Só complementando: foram classificadas apenas as estradas pavimentadas, logo, Cuiabá-Santarém, Transamazônica, Porto Velho-Manaus ficam de fora.
Quem disser que as estradas do Brasil estão boas é porque de fato ainda não viajou pelas estradas do Brasil! Motociclistas conhecem essa realidade!
Um comentário:
Tritanium White Dominus Online slot game | TiG
Tritanium White Dominus Online Slot Game - titanium scooter bars Free Play and 2018 ford ecosport titanium review with rating. titanium chainmail Try this online slot for free with no titanium element download or registration required. titanium block
Postar um comentário