
ANTIPOLUIÇÃO
Adotar injeção eletrônica na Shadow, além de modernizar a moto, busca cumprir a nova norma Promot 3 de emissão de poluentes que vigora a partir de janeiro de 2009. Mas, mesmo triplicando a potência do catalisador — instalado no novo escapamento de duas pontas —, a Honda conseguiu manter a mesma força do motor. E na hora de "enrolar o cabo", esses números não fazem muita diferença e a Shadow continua mostrando o desempenho correto de antes.
Para o comprador de uma moto com esse perfil, no entanto, a performance não é levada tanto em consideração. O mais importante são o porte e o conforto e, nesses quesitos, a versão 2009 da moto da Honda é pródiga. A começar pela adoção de pedaleiras plataforma, que garantem uma ótima posição em viagens longas. Para facilitar ainda mais, o pedal de embreagem tem agora um contra-pedal para cambiar para cima — o pedal da frente fica com as marchas baixas. Do lado direito, o pedal de freio é enorme e basta jogar o pé em sua direção para acertá-lo de primeira.
Fora a adoção da injeção eletrônica, a grande mudança da Shadow 2009 foi na posição do guidão. Instalado agora num suporte com coxins, e não diretamente na mesa, ele ficou 17 mm mais alto, 15 mm à frente e 26 mm mais estreito. Isso amplia o conforto durante viagens longas, permite desviar melhor do trânsito, evita o efeito "vela de barco" dos braços muito esticados do piloto e absorve de leve os impactos da pista. Todas essas novidades, inclusive com pinturas e grafismo inéditos, não elevaram o valor da moto, que continua com o preço sugerido de R$ 29.980.
Fonte: O Dia Online de 31/05
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