quarta-feira, 12 de agosto de 2009

Grupo chinês compra Kasinski e tem o desafio de perpetuar a história da marca

Empresa vai construir nova fábrica e trará moto flex e motoneta elétrica.
Marca foi criada no Brasil pelo emblemático empresário Abraham Kasinsky.


A história de um dos maiores empresários do Brasil – que adotou o apelido Abrão por ser mais fácil de pronunciar, começou com uma loja de autopeças da família, transformada em grande rede, que abandonou em 1951, aos 33 anos, para fundar a fábrica de componentes automotivos Cofap, cujo carro-chefe era o amortecedor. Para quem não lembra da marca, fica mais fácil trazer a recordação da premiada campanha publicitária de Washington Olivetto em que um cachorro da raça dachshund, apelidado posteriormente de “Cofapinho”, fazia manobras audaciosas de capacete com um carrinho pelas curvas de um parque.

A personalidade e o pulso fortes de Abraham Kasinsky fizeram do Grupo Cofap o maior da América Latina no setor de autopeças, com 20 empresas que exportavam para 92 países. Também construiu fábrica na Europa e nos Estados Unidos. Porém, o negócio de sucesso enfraqueceu quando Kasinsky perdeu parte de suas ações devido a brigas com ex-mulher e filhos. Além dos conflitos, a situação foi agravada pelo início da globalização e, em 11 de julho de 1997, data em que completaria 80 anos, assistiu a seu império ser vendido aos gigantes grupos italiano Magneti Marelli e alemão Mahle.

Apesar da desestruturação de sua vida, Kasinsky não olhou para trás e, aos 80 anos, recomeçou tudo com foco em uma antiga paixão: a motocicleta. Assim, em 1999, inaugurou a Kasinski Fabricadora de Veículos. Mais uma vez, Washington Olivetto entra em cena e coloca o "seu Abrão" sobre uma moto em um globo da morte, aos 85 anos, para fincar a marca na cabeça do brasileiro. Dez anos depois, em meados de julho deste ano, a empresa é vendida para o grupo chinês Zongshen, que formou a CR Zongshen.

Fonte: G1

Nenhum comentário: